Por que é Importante os estudos Preliminar e Volumétrico?

       Você por acaso já desistiu da sua sonhada casa já no estudo preliminar? Sabe por qual motivo essa etapa é importante?

O projeto da nossa sonhada casa, em primeiro lugar ele é construído no nosso consciente, na nossa imaginação, sempre de acordo com as nossas vivências, necessidades e experiencias do cotidiano.  Desse modo passar algo que está no nosso imaginário para um profissional, ele pode não ser captado de modo imediato, é preciso alguns ajustes para que de fato se torne igual a imagem que já havíamos construído.

É nesse momento, no estudo preliminar e no estudo Volumétrico que os ajustes são feitos, são explorados, explicados e muitas vezes negociados! Um dos maiores diferenciais entre os tantos profissionais da área, é a capacidade de entender e interpretar a nossa imaginação, pois ao mesmo tempo que em alguns casos já no primeiro estudo é captada a ideia e com poucos ajustes se torna a casa perfeita, como pode acontecer de ser necessário diversos estudos para obter algo próximo ao desejado e que esse vai e vem pode causar um desgaste muito grande em ambas as partes e prejudicar inclusive o relacionamento cliente/ profissional.

Depois de um relacionamento desgastados, o processo não flui como deveria fluir e ser algo gostoso e prazeroso. 

Quando contratar uma consultoria com um arquiteto?

obra-4Muitos clientes vem a mim, buscando informações de financiamento bancário, como escolher um bom terreno, como buscar referencia da futura casa?

É justamente esse o momento para uma consultoria, pois o arquiteto, com base na legislação local, estadual e federal e principalmente com a intenção do cliente, tem condições de ajudar a pontuar itens ou fatores necessários que possibilitem a concretização daquele sonho. Para um empreendimento de grande porte é necessário pensar na população a que se destina aquele empreendimento, se tem um terreno apropriado e que possibilite realizar todas as exigências legais. Se é uma industria, verificar se o local é permitido aquela atividade especifica, como o publico alvo chegará até o produto/ serviço, como será o escoamento de mercadoria?

Se o objetivo é a tão sonhada casa, como é possível conquista-la? Como e quanto deve ser reservado para impostos e taxas, quais pontos é mais relevante que outros, quanto preciso de recurso próprio e quanto pode ser financiado.

Todos esses pontos podem ser esclarecidos numa primeira conversa, na consultoria!

obra-2 projeto

8 Motivos para Contratar um Arquiteto

Na hora de construir ou reformar podem surgir algumas dúvidas sobre como agir. Para te ajudar, o CAU/BA selecionou 8 motivos para você contratar um Arquiteto.

1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.

2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.

4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.

5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.

6. O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.

7. Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.

8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Fonte: CAU/BA

A obra esta em fase de construção, já com o reboco na fachada.

A obra esta em fase de construção, já com o reboco na fachada.

A mesma Obra, praticamente concluída a sua fachada, faltando apenas a limpeza,

A mesma Obra, praticamente concluída a sua fachada, faltando apenas a limpeza,

Por onde começo a realizar o meu sonho de construir meu próprio lar?

Na hora de pensar em construir a primeira coisa é economizar, assim é possível pagar todos os impostos e gastos, seja com o projeto como com o financiamento. O próximo passo é procurar um terreno. Nesse momento algumas características devem ser levada em consideração; um terreno plano é mais caro, porém em sua maioria, na construção acaba sendo mais barata, causada principalmente pela fundação mais simples; já um terreno com declividades acentuadas, podem ser mais baratos, o que acaba por encarecer a obra decorrente de uma fundação mais complexa.
Tenha sempre a preocupação de que a documentação do terreno esteja em dia, assim diminui muito as dores de cabeça com a compra. No próximo post falo mais sobre a documentação necessária

Financiamento Imobiliário – Como fazer?

Como fazer para financiar meu imóvel e quais documentos são necessários.

07           03
O primeiro passo nesse momento e rever as finanças e começar a guardar dinheiro. No processo de conquista de um novo imóvel é necessário pagar algumas taxas. O valor é entorno de 5% o valor do imóvel. Lembrando que esse valor não contém o valor da a entrada e sim as taxas a serem pagas. Esse valor é necessário guardar pois em 10 dias é necessário dispor de todo esse montante e são taxas como o valor a ser pago pelo serviço bancário, ITBI, e Cartório para registro do Contrato de Financiamento. Para os interessados em vender um imóvel financiado só será liberado o dinheiro com o retorno do Contrato de Financiamento registrado ao Banco.
 
Outro passo importante é fazer uma primeira simulação para ver quais as possibilidades de financiamento. O site é www8.caixa.gov.br e responder todas as perguntas solicitadas. Nas respostas, procure sempre ser o mais coerente e preciso, pois depois será necessário comprovar todas as afirmações. Se ainda permanecer com dúvidas pode nos escrever que esclareceremos uma a uma, Email: contato@anaguilger.com.br ou anaguilger@anaguilger.com.br. Para pessoas que tem uma renda informal e gostariam de aumentar a renda, é necessário procurar um contador e fazer o decore desse valor por 3 meses e pagar os impostos necessários.
 
O próximo passo e não menos importante é buscar um terreno que agrade pelo local, proximidades e características e valor. Nesse momento vale a pena comprar. Se preferir, solicite uma consulta conosco que assim podemos orientá-lo da melhor forma. Nunca se esqueça de dizer para o vendedor do terreno a intensão em financiar terreno e obra. Nesse momento é bom providenciar toda a documentação necessária. Documentos pessoais do vendedor (es) e do comprador (es). Para os compradores ainda falta comprovação de renda e comprovante de estado civil e de endereço. Para os vendedores, se forem pessoa física, certidão negativa do Imóvel, comprovante de estado civil, matricula atualizada do terreno, comprovante atualizado de endereço; se for pessoa jurídica; todas as certidões negativas da empresa (Jucesp, Fgts, Fórum trabalhista). Lembrando que para a Caixa Econômica Federal é importante ter nomes limpos tanto do comprador e vendedor.
 
Com todos esses documentos em mãos é possível redigir o compromisso de compra e venda e nesse momento se parte para o próximo passo, procurar um profissional para desenvolver o projeto e um correspondente que ajudará no processo de financiamento.
 
Sugerimos que assista ao vídeo Financiamento Imobiliário, que terá mais informações.

 

Primeiro passo na conquista de um novo Imóvel.

mod 3     05

Na hora de pensar em construir a primeira coisa é economizar para assim se preparar financeiramente e tornar possível pagar todos os impostos e gastos, seja com o projeto como com o financiamento.
O próximo passo é procurar um terreno. Nesse momento algumas características devem ser levada em consideração;
  • um terreno plano é mais caro, porém em sua maioria, na construção acaba sendo mais barata por causa de ter uma fundação mais simples;
  • já um terreno mais ingrime, com declividades acentuadas, podem ser mais barato no momento da compra mas a obra um pouco mais cara,  decorrente de uma fundação mais complexa.
É muito comum na hora de ver o terreno achar que é plano, ou com pouca inclinação, pois 100% plano somente com maquina que é o conhecido terreno terreplanado, ou aterrado. Essa inclinação imperceptivel a olho nu é desconsiderado na hora da construção, podendo ser corrigida sem grandes problemas.
As grandes inclinações também podem ser mascaradas pela vegetação alta que esta no terreno, escondendo tambem, muitas vezes situações delicadas que no momento da visita ao lote não podem ser vistas, mas que devem ser corrigidas antes do inicio da obra.
Tenha sempre a preocupação de que a documentação do terreno esteja em dia, assim diminui muito as dores de cabeça com a compra. No próximo post falo mais sobre a documentação necessária.
Top