Reurbanizar Espaços, Criar Comunidade

Esse projeto tem como objetivo “Reurbanizar Espaços, Criar Comunidade”.

Objetivo: Construir junto com a comunidade espaços públicos de qualidade e solicitados e pensado pela comunidade, favorecendo assim o uso consciente do espaço, o convívio da comunidade e o aprendizado coletivo.

Serão escolhidos comunidades carentes (bairros, vilas, favelas) para que possam juntos – comunidade, poder público, Instituição privada – construir um ou mais espaços públicos ou até mesmo residencias saudáveis e funcionais para seus moradores.

Com a contribuição dos moradores e usuários do local será desenvolvido um projeto completo, desde a aprendizagem de um ofício, controle financeiro e doações até a construção de um espaço comum a todos,  com a presença de diversos profissionais, entre eles, arquitetos, engenheiro, publicitário, administradores e professores.

Metodologia: Os profissionais e moradores poderão se dividir em 3 grupos:

O Primeiro grupo é responsável pelo conhecimento especifico e de cidadania, ensinando aos interessados o oficio da construção, em sua maioria ligado as diversas etapas da obra, do qual mais tarde poderá ser usado para garantir o próprio sustento e aulas de cidadania, pois é com educação de qualidade que se muda uma nação. Nesse grupo estarão presente professores de diversas áreas e a pessoas interessadas em aprender.

O Segundo grupo será constituído por arquitetos, engenheiros e afins e pessoas do local interessados em contribuir com o desenvolvimento do projeto e da obra, de modo que possa traduzir em espaço as necessidades locais e com a obra bem planejada e em andamento, seja capaz de realizar relatórios de desenvolvimento dos trabalhos e progresso da obra, bem como prestação de contas aos investidores do programa.

O Terceiro grupo, sem o qual nada será possível, é responsável por promover o projeto por meio de propaganda e marketing, buscando investidores e recursos financeiros para a sua realização. Essa equipe também é responsável por conversar e apresentar o projeto no Órgão Público local e em empresas interessadas em participar e/ou financiar o programa.

Todas as equipes tem igual importância na execução e construção do projeto, de modo que é necessário um canal de comunicação entre todos e desse modo, construindo relacionamentos é a forma mais eficaz que a Comunidade se constrói e se consolida. Ninguém vive isolado e nem é feliz sozinho. Em uma Comunidade um depende do outro e essa dependência ajuda-nos a reconhecermos indivíduos que só se realiza por completo quando esta em relação de amor e respeito com os demais.

Utopia, sonho ou realidade? Esse projeto pode ser novidade para muitos, porém já é realizado em diversas partes do mundo. Podemos citar como cidades de Medellin e Bogotá (Colombia), Curitiba (Brasil), cidades devastada por terremotos ou maremotos, todas são reconstruídas com a ajuda da própria comunidade.